segunda-feira, 7 de março de 2016

Porque do treino funcional?

Exercícios funcionais emagrecem muito mais rápido e se tornaram aposta de famosas para secar as calorias extras. Juliana Paes, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Flávia Alessandra e outras muitas mulheres suam a camisa nesse tipo de atividade. Mas, afinal, o que é o treino funcional?A principal característica desse tipo de treinamento são os exercícios focados na necessidade de quem pratica. Ou seja, eles são elaborados para alcançar o resultado que o aluno precisa, seja fortalecimento ou queima de calorias. Assim, o indivíduo pratica diferentes sequências em cima de bases instáveis.Um treinamento funcional pode ser descrito como uma prática não básica que seja utilizada de maneira flexível, em determinados dias pré-estabelecidos e respeitando sempre as individualidades da pessoa. Os exercícios funcionais são aqueles que além de executar a função básica do exercício proposto, ele também traz outros benefícios, melhorando a condição da execução de tal exercício no futuro. Por exemplo, exercícios com bola nas costas pode ajudar a executar melhor os exercícios como agachamento, melhorando também a postura. 
Enfim, exercícios funcionais são exercícios que além de exercitar, possuem benefícios e funções extras.Sabendo disso, temos que entender que os exercícios funcionais entram no treinamento com excelência desde que aplicados como COMPLEMENTO, e não como forma de aumento de massa muscular.Os exercícios funcionais são muitos e podem ser classificados de diversas formas, tais quais exercícios específicos para reabilitações de lesões, treinamentos funcionais para o auxílio na perda de peso, para melhora do condicionamento físico (incluindo itens como a estabilidade, a coordenação motora) e etc. Portanto, não é qualquer exercício que terá uma funcionalidade para você, sendo que seu objetivo e suas necessidades individuais devem ser consideradas.Existem inúmeros equipamentos para tipos de treinamentos funcionais: bolas, bolas medicinais, rolos, cordas, elásticos de diferentes tensões, hand grips, caixotes e outros tantos apetrechos. Você deve ser bem orientado para saber quando e como usar cada um destes, do contrário a efetividade do exercício fica comprometida. Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios.
Mas então, devemos ou não inserir exercícios funcionais em nossa rotina?
Se você é um atleta profissional de bodybuilding, diria que sim, mas se você é uma pessoa que busca melhor qualidade de vida e estética, diria que COM CERTEZA SIM!Porém, não podemos dizer que quaisquer exercícios funcionais funcionem ou tampouco que esses exercícios devam tomar espaço da musculação, que ainda deve ser o foco principal. Não podemos esquecer que esses são apenas COMPLEMENTOS e sem uma base fundamentada (com o trabalho resistido com pesos) nada adiantará.

Tipos de treinamento funcional

Qualquer série específica para o aluno pode ser denominada treino funcional. Podem se alternar circuitos, saltos, giros, pilates, agachamentos e aparelhos que auxiliem nos exercícios.
Então sim! Vamos incluir exercícios funcionais em nossos treinos e deixá-los ainda mais completos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário